EDUCAÇÃO BÁSICA E O DESAFIO DO ENSINO BILÍNGUE

Autores

  • Ácna Abreu Campos
  • Elisangela Maura Catarino

Resumo

A inclusão dos surdos no ensino tem crescido significativamente, também a preocupação em não tornar
estes alunos apenas incluídos no ambiente escolar também. Para que estes alunos se sintam pertencidos no processo
de aprendizagem é importante que na escola tenha em seu quadro profissionais que falem a sua língua, LIBRAS,
daí a importância do ensino de libras na escola, enquanto disciplina, pois facilita a ação pedagógica como meio de
comunicação com o surdo. Este trabalho tem como objetivo de analisar o ensino de Libras na educação básica
como parte da educação inclusiva. Partindo de uma revisão bibliográfica de autores que defendem como Miranda
(2012), Ramos (2010), Quadros (1997). Narrativas anteriores nos indicam que a história do ensino ao surdo foi
marcado negativamente pela exclusão e incompreensão do mesmo. Com a legislação de 1996 (LDB) a inclusão
destes indivíduos se faz mais presente, no entanto sem de fato garantir um real aprendizado. Aborda o ensino de
Libras enquanto disciplina, torna-se primordial para subsidiar não apenas o aluno surdo, mas também os alunos
ouvintes, professores e demais agentes educacionais. Trata-se da missão do professor de incluir o surdo no
processo de aprendizagem e interação dos surdos com os demais ouvintes, afim de oferecer que não fique ninguém
excluído no processo de ensino- aprendizagem. Também é pensado como é realizado a avaliação do aluno surdo,
em que há uma cobrança enorme para que ele aprenda português, porém não aprecia a língua dominante.


Palavras-Chave: Educação Básica. Educação Inclusiva. Libras.

Biografia do Autor

Ácna Abreu Campos

Acadêmica do 7º período de Pedagogia da UNIFIMES

Elisangela Maura Catarino

Professora Doutora Adjunta, UNIFIMES, orientadora.

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Publicado

2018-12-11

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo