GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA OMNIZAR E SUA CONTRIBUIÇÃO COM A FORMAÇÃO HUMANA
Resumo
Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura de caráter qualitativo, em que se analisou o referencial teórico que fundamenta o grupo de estudos e pesquisa “OMNIZAR: Cultura Corporal e Formação Humana”. O projeto se iniciou em março de 2017, constituído por alunos do curso de Educação Física e Pedagogia da Unifimes, Mineiros-GO, e tem como objetivo investigar os campos de manifestação da cultura corporal e as possibilidades de intervenção a partir da perspectiva da formação humana. Desse modo, o grupo articula o conhecimento da Educação Física (EF) agregando o olhar de outras áreas como psicologia e pedagogia para analisar e propor experiências fundamentadas teoricamente que se voltem para a formação ampliada do ser humano. O grupo visa ainda proporcionar a seus participantes experiências que contribuam com sua formação a partir da apropriação de conhecimentos que estimulem e provoque consciência crítica, política, social e profissional. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo expor essa metodologia de estudo e pesquisa evidenciando a concepção de formação por meio de uma revisão de literatura, analisada de forma qualitativa, dos teóricos que fundamentam o método de trabalho e identificar as possíveis contribuições na formação humana de seus integrantes. Os estudos apontam que a concepção de formação humana estudada no grupo de pesquisa não se apresenta enquanto hegemônica no cenário acadêmico, porém tem resultado em novas condutas por parte dos acadêmicos, sentido à uma prática profissional mais crítica, autônoma e qualificada.
Palavras-Chave: Educação Física. Grupo de Pesquisa. Formação Humana. Cultura Corporal.
Referências
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação. Nº 24, 2003.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. 2. ed. São
Paulo: Cortez, 2009.
DAVID, Nivaldo Antônio Nogueira. A formação de professores para a educação básica: Dilemas atuais para a educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE), Campinas, v. 23, n. 2, p. 119-133, jan. 2002.
DUARTE, Newton. A individualidade para si. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.
NORONHA, Olinda Maria. Práxis e Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.20, p. 86 - 93, dez. 2005.