A VISÃO DO CONCEITO DE ADOLESCER EM TRÊS VIESES: O ADOLESCENTE, OS PAIS E O PROFESSOR
Resumo
O processo de adolescer é muitas das vezes um desafio não só para o adolescente, mas também para os pais e os professores. Por atravessarem muitas divergências, cobranças e dúvidas, os mesmos acabam por se tornar às vezes rebeldes. Nesta pesquisa acadêmica com metodologia de caráter qualitativa e como instrumento, uma entrevista semiestruturada por intermédio de um questionário com quatro questões formuladas e aplicadas individualmente e separadamente objetivamos compreender por meio de um estudo, mesmo com uma pequena amostra, como é a visão do conceito de adolescer em três vieses: do adolescente, dos pais e dos professores. Procuramos saber como se dá o convívio familiar e social dos adolescentes que estão na fase escolar do ensino médio e com uma faixa etária entre 15 e 18 anos. Indagamos ainda aos pais como é lidar com esta fase que os adolescentes estão passando e os professores também propuseram ações que poderiam ser tomadas pelas escolas para preparar melhores pais, seus filhos adolescentes, então alunos, nas questões que envolvem a adolescência, tais como: sexualidade, trabalho, educação, etc. de acordo com a fala de alguns autores dentre eles Alves e Siqueira; Dourado, Oliveira e Santos; Giuliani e Stengel.
Referências
ALVES, Cássia Ferraza e SIQUEIRA, Aline Cardoso. Perspectiva de adolescentes sobre seus direitos e deveres. Psicologia & Sociedade, RS, p. 583-593, 2014.
DOURADO, Luiz Fernandes; OLIVEIRA, João Ferreira de; SANTOS, Catarina de Almeida. A Qualidade da Educação: conceitos e definições. Brasília-DF, 2007.
GIULIANI, Carla Denari. A construção do conceito de adolescer e o problema relacionado à gravidez na adolescência. Conhecimento histórico e diálogo social, Natal, RN, p. 1-17, 2013.
STENGEL, Márcia. Discursos de pais e mães sobre a amizade em famílias com filhos adolescentes. Paidéia, Belo Horizonte/MG, n 49, p. 217-225, 2011.