FRACASSO ESCOLAR E OBSEDIDADE INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO PSICANALÍTICA
Autores
Carolina Silva Naves
Daiane Marques de Souza
Lorena Miranda Shmidt
Resumo
A pesquisa tem como objetivo central a investigação da relação do fracasso escolar e obesidade com a dinâmica e estrutura da personalidade do sujeito, a partir do seu contexto cultural, social e familiar. A hipótese investigada , neste trabalho, concerne à explicação das queixas como resultado dos conflitos familiares, em especial a falha do pai e ausência de sua autoridade na família e a carência de afeto no que tangue aos cuidados, configurando a regressão na fase de desenvolvimento, caracterizando as sintomatologias apresentadas na queixa como: ingestão demasiada de alimentos e deficiência na linguagem verbal e concomitante a escrita dentro do contexto cultural, o que se confirma a veracidade dos achados bibliográficos correlacionado com o material clinico recolhido pelas acadêmicas de psicologia no curso dos atendimentos, e apresentado nas sessões de supervisão. O estudo do relato de caso, aconteceu no segundo semestre de 2016, na clínica escola de psicologia -UNIFIMES na cidade de Mineiros em parceria com a secretaria de saúde. A pesquisa bibliográfica privilegiou o referencial teórico psicanalítico, mais precisamente, as elaborações de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Melaine Klein, Arminda Abeastury e Winnicott e dentre outros. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação dos seguintes testes: HTP, caixa lúdica, e uma dinâmica na projeção dos desenhos na compreensão da perceptiva da criança em relação aos modelos de referência dela. Conclui o psicodiagnóstico é imensa relevância a compreender e apontar a falha na dinâmica e estrutura da personalidade da criança na qual foi estabelecida no curso do seu desenvolvimento infantil, além de auxiliar a psicoterapia na intervenção.