FRACASSO ESCOLAR E OBSEDIDADE INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA VISÃO PSICANALÍTICA

Autores

  • Carolina Silva Naves
  • Daiane Marques de Souza
  • Lorena Miranda Shmidt

Resumo

A pesquisa tem como objetivo central a investigação da relação do fracasso escolar e obesidade com a dinâmica e estrutura da personalidade do sujeito, a partir do seu contexto cultural, social e familiar. A  hipótese  investigada ,  neste  trabalho, concerne à explicação das queixas como  resultado dos conflitos  familiares, em especial a falha do pai e ausência de sua autoridade na família e a carência de afeto no que tangue aos cuidados, configurando a regressão na fase de desenvolvimento, caracterizando as sintomatologias apresentadas na queixa como: ingestão demasiada de alimentos e deficiência na linguagem verbal e concomitante a escrita dentro do contexto cultural, o que se confirma a veracidade dos achados bibliográficos correlacionado com o material clinico recolhido pelas acadêmicas de psicologia no  curso dos  atendimentos,  e  apresentado nas  sessões de  supervisão. O estudo do relato de caso, aconteceu no segundo semestre de 2016, na clínica escola de psicologia -UNIFIMES na cidade de Mineiros em parceria com a secretaria de saúde. A pesquisa bibliográfica privilegiou o referencial teórico psicanalítico, mais precisamente, as elaborações de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Melaine Klein, Arminda Abeastury e Winnicott e dentre outros. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação dos seguintes testes: HTP, caixa lúdica, e uma dinâmica na projeção dos desenhos na compreensão da perceptiva da criança em relação aos modelos de referência dela. Conclui o psicodiagnóstico é imensa relevância a compreender e apontar a falha na dinâmica e estrutura da personalidade da criança na qual foi estabelecida no curso do seu desenvolvimento infantil, além de auxiliar a psicoterapia na intervenção.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo I - Ciências Biológicas e Saúde - Artigo