EDUCAÇÃO E ESCOLA: REFLEXÕES HISTÓRICAS NECESSÁRIAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES E À EMANCIPAÇÃO HUMANA

Autores

  • Maria Eneida da Silva

Resumo

Este artigo é resultado, primeiramente, das leituras e reflexões empreendidas no Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (UEG) para a Pesquisa de Mestrado sobre multiletramento no Ensino Médio e, mais recentemente, das discussões do Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI. Assim, por meio de revisão bibliográfica, são apresentadas e discutidas informações históricas e críticas acerca do surgimento e desenvolvimento da educação e da escola e como a língua era vista nesse contexto. Além disso, discute-se também a importância da ciência e dos grandes estudiosos para o processo de construção histórica e social do indivíduo e sua consequente emancipação. A fundamentação teórica se sustenta em autores como Luzuriaga (1981), Gramsci (1988; 2001), Freire (1996), Cambi (1999), Marx (2004), Demo (2006), Curado Silva (2008), Pimenta (2013), dentre outros. Por meio de discussões sobre educação, busca-se a reflexão histórica para a formação de professores, posto que conhecimentos sobre educação e escola são fundamentais para o desenvolvimento da criticidade dos professores em processo de formação inicial ou continuada, considerando que somente com um devir histórico a criticidade emancipadora poderá ser contemplada na práxis docente.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo