ATUAÇAO DO BACHAREL EM ENFREMAGEM NA DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Autores
Viviane Vilela Nogueira
Lorena Miranda Schmidt
Resumo
Os cursos de graduação em Enfermagem normalmente aparecem inseridos como parte do grupo das ciências naturais, biológicas e da saúde nos organogramas das diversas escolas formadoras. O presente artigo insere na área da formação de professores e tem como objetivo discutir a docência no ensino superior e sua consequente necessidade de formação pedagógica de docentes bacharéis em enfermagem que exercem no Ensino Superior. Todavia, não se pode perder de vista a profunda influência que as ciências sociais e humanas exercem nessa área, uma vez que o seu objeto de cuidado, o Homem, caracteriza-se como um sujeito psicológico, social e cultural. Tal interface está evidenciada nos próprios manuais do Ministério da Saúde que caracterizam a necessidade de implementação de uma assistência à saúde cada vez mais humanizada, como nos programas de Incentivo e Humanização do Parto Natural, Alojamento Conjunto, Aleitamento Materno, entre outros. Tais programas englobam toda a equipe multiprofissional, o que destaca sempre a Enfermagem como área mais atuante na questão da humanização, exercendo atividades educativas e de orientações em todos os protocolos de atuação referenciados pelo mesmo Ministério.