A INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO “FIO DE ARIADNE”

Autores

  • Ana Paula Moreira de Sousa
  • Lindonei Barbosa de Assis Júnior

Resumo

Este artigo objetiva apontar/refletir sobre a importância da interdisciplinaridade através de uma disciplina nomeada Projeto de Pesquisa Interdisciplinar (PPI) do Curso de Educação Física, das Faculdades Magsul, no município de Ponta Porã-MS, com algumas disciplinas que foram ministradas no ano de 2014. A proposta perpassou ainda o intuito de articular a interdisciplinaridade com estas disciplinas por meio do PPI, objetivando a possibilidade de realização de seu projeto interdisciplinar, algo que advoga por sua necessidade, dados os novos compromissos da Educação Superior com a sociedade atual. Foi feita uma revisão de literatura, com referenciais sobre a interdisciplinaridade na Educação (FAZENDA, 1979, 1994, 2001; MORIN, 2000) e alguns da Educação Física, que tentam articular a temática com a área (FREIRE, 1992). Deste modo, podemos considerar que a mesma se caracteriza como bibliográfica e empírica (considerando a prática docente vivenciada por um dos autores). É necessário estabelecer uma interação entre duas ou mais disciplinas curriculares, para o entendimento de um fenômeno. Afirmamos que a interdisciplinaridade é importante, principalmente na área da Educação Física, pois ela abrange várias áreas de estudo, desde a Biologia (ciências) até a formação psico e sociocultural dos indivíduos. Portanto, consideramos que este trabalho torna-se relevante, pois ampliará conhecimento acerca do tema, despertando interesses e curiosidades, principalmente pela interdisciplinaridade, que apresenta poucas discussões em relação ao Ensino Superior, em especial no Curso de Educação Física. Além disso, possibilitará a socialização de sentidos e significados acerca da investigação. Compreendemos que a integração vem sendo cada vez mais exigida pela própria sociedade, tendo em vista que muito se questiona sobre o ensino de determinada disciplina e o sentido deste ou daquele conteúdo. A expectativa é que, ao estabelecer relações entre as disciplinas, seja possível demonstrar essa aplicabilidade, ou seja, a relação dela com o mundo.

Downloads

Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo