DIABETES E EXERCÍCIO FÍSICO: UM PROJETO INTERVENÇÃO REALIZADO POR ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Autores
Carla Barcelos
Jessica Mota
Leticia Batista
Maria Laura Peron
Mayara Chaves
Evandro Salvador Oliveira
Resumo
A história do diabetes é constituída de muitos elementos instigantes e possui fatos históricos importantes. Foi documentado, pela primeira vez, pelo alemão Gerg Ebers em 1872 no Egito e se trata de um fenômeno fisiológico em que foi observado pela concentração de formigas e moscas em volta da urina das pessoas. A diabetes é uma doença causada pela elevação de glicose no sangue, devido à falta de produção de insulina no pâncreas. Segundo os estudos do campo da saúde, mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrem dessa doença, que mata 72 mil pessoas por ano no Brasil. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de discutir os aspectos relacionados à diabetes, com um grupo de indivíduos da sociedade mineirense, por meio de palestra e atividades práticas desenvolvidas por estudantes do curso de Educação Física do Centro Universitário de Mineiros, Goiás. Trata-se de uma ação articulada à disciplina de Fisiologia do Exercício, ministrada pelo Prof. Evandro Salvador Oliveira, no curso de bacharelado. Tem-se como foco conscientizar um grupo de pessoas idosas do interior de Goiás, sobre a importância de conhecer a patologia diabetes, de modo que eles aprendam a prevenir tal doença e conheçam mais sobre o tratamento. A metodologia do trabalho é pautada por meio de um projeto de intervenção. Uma palestra educativa será realizada com cerca de 20 idosos que convivem no Abrigo Bom Pastor, localizado numa região da cidade de Mineiros. A ação, programada para ser executada na primeira quinzena de maio, será conduzida por acadêmicos do 3º semestre do curso de Educação Física da Unifimes. Os teóricos que sustentarão as reflexões e os estudos com essa temática são autores do campo da Educação Física, especificamente da Fisiologia do Exercício e treinamento desportivo, tais como: Thomas (2001), Mc’Ardle (2004), Wilmore (2001), Guyton (2002), entre outros. Como considerações finais, podemos dizer que o tema em questão é de muita relevância para a comunidade, uma vez que nem todas as pessoas conhecem e tem condições de conhecer e discutir assuntos relacionados a esse em questão. Além disso, é extremamente importante que estudantes de Educação Física possam discutir temas ou assuntos relacionados à saúde, sobretudo a respeito de doenças que atingem o pâncreas, como a patologia apresentada neste trabalho, de modo a aproximar da população conscientizando-as sobre informações e conhecimentos relacionados à saúde e qualidade de vida.