A ATENÇÃO PEDAGÓGICA E FAMILIAR AO ALUNO AUTISTA NA REGULAR DE ENSINO
Autores
Eunice Batista dos Santos
Irondina de Fátima Silva
Resumo
A proposta desse trabalho teve como objetivo geral, promover uma reflexão sobre a necessidade da integração familiar e escola, na educação dos alunos autistas que frequentam a rede regular de ensino, no intuito de viabilizar a ele uma maior socialização e aprendizagem. A escolha pelo tema surgiu a partir de inquietações acerca do atendimento que vem sendo prestado a esses alunos na rede regular de ensino. Muitos autistas ainda continuam no anonimato sendo considerado como um aluno “normal”. A pesquisa teve como princípio metodológico um estudo de cunho bibliográfico, pautado na legislação e em estudiosos do assunto. A legislação brasileira reconheceu que a pessoa com autismo, uma pessoa que tem deficiência e, portanto, necessita de cuidados especiais. Evidenciando ainda que a sala de aula e todo ambiente escolar devem oferecer subsídios que favoreçam o aprendizado do aluno autista. Este ambiente deve respeitar as limitações, dificuldades, e ainda oferecer possiblidades de superação das mesmas, no decorrer do processo de ensino e aprendizagem. Esse processo deve acontecer de forma processual e contínua no contexto do fazer pedagógico, com a participação direta da família. Os estudos sinalizam que a participação familiar na aprendizagem do autista é fundamental para que ela se socialize e aprenda. O autista é uma pessoa especial, portanto tem direito a atendimento diferenciado, com currículo apropriado e um profissional capacitado que o auxilie nas suas atividades tanto na sala de aula regular, quanto nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Sabe-se que cada autista desenvolve nível de autismo em graus diferenciados o que requer métodos específicos em cada situação diagnosticada. O trabalho da escola, dos professores e a parceria dos pais bem como a metodologia adotada com cada aluno, contribui de forma efetiva para o seu desenvolvimento escolar e sua integração social.