ANALFABETISMO FUNCIONAL: IMPLICAÇÕES E DESAFIOS NO ENSINO SUPERIOR
Autores
Erilene Rodrigues Silva
Luá Cristine Siqueira Reis
Resumo
Na contemporaneidade um tema que tem sido amplamente discutido e debatido no campo da educação é a formação de alunos. É fato que no Brasil, nos últimos tempos, percebe-se que alguns docentes das instituições ainda não estão preparados para detectar essa incapacidade que o aluno demostra ao não compreender textos simples. Tomando como base tal contextualização, este trabalho científico tem como objetivo problematizar algumas questões relativas ao analfabetismo funcional, bem como as implicações e os desafios no ensino superior. Para a construção deste artigo, o referencial teórico utilizado compreende os estudos e pesquisas de autores como, Costa (2015), Pinheiro (2015), Ribeiro (1997), Souza (2009), Teixeira et al (2012), entre outros. Trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, com a utilização de obras bibliográficas, artigos científicos, etc. Como considerações finais destaca-se que existe um grande dilema presente nas pessoas que possuem essa dificuldade em compreender textos, muito embora o indivíduo seja tecnicamente alfabetizado. De maneira geral é possível de ser notado nas pesquisas dos teóricos explorados. Além disso, o trabalho fornece dados que permite pensar nas limitações desses alunos e nos desafios dos docentes, sobretudo o trauma vivenciado no cotidiano