A TENDÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EMANCIPAÇÃO HUMANA: (IM) POSSIBILIDADES PARA O TRABALHO CONCRETO NA UNIVERSIDADE
Autores
Natalia Ribeiro Teixeira
Maria Eneida da Silva
Andréa Kochhann
Resumo
Este trabalho é reflexo do Projeto de Pesquisa intitulado “EMANCIPAÇÃO HUMANA: possibilidades e dificuldades de alcance pela práxis acadêmica” e de um trabalho monográfico apresentado em dezembro de 2016 que tinha como título “TENDÊNCIA HISTÓRICO-CRÍTICA E EMANCIPAÇÃO HUMANA: concepções, sentidos e construções” e faz parte das discussões e produções do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. O objetivo deste artigo é compreender como a Tendência Histórico-Crítica e a Emancipação Humana pode viabilizar o trabalho concreto na Universidade, cuja metodologia foi a revisão bibliográfica em obras conceituadas sobre a temática, bem como Estado da Arte de dissertações e teses da CAPES, análise do currículo de Pedagogia e Matemática da UEG, questionário com os professores dos referidos Cursos nos Câmpus de Jussara e São Luís de Montes Belos e por fim entrevista com o defensor da teoria Dermeval Saviani. Para tanto, buscamos leituras, dentre outros autores, em Saviani (1991; 1999; 2007; 2008) sobre a Tendência Histórico-Crítica e Trabalho Concreto; em Curado Silva (2008) sobre a educação Crítico-Emancipadora; e em Gramsci (1982) e Marx (2004) também sobre a Emancipação Humana. O que se concluiu foi que a tendência viabiliza a Emancipação Humana, mas que a formação de professores deve ser pensada para esse fim não somente em seus currículos ou discursos, mas principalmente na sua prática.