A FORMAÇÃO DE PROFESSORES POSSIBILITADA POR UM GRUPO DE ESTUDOS: UMA INDISSOCIABILIDADE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

Autores

  • Patrícia Ramiro
  • Amanda de Magalhães Alcantara
  • Naiane Silva Prazer
  • Natália Ribeiro Teixeira
  • Patrícia Ferreira
  • Juliana Bottechia

Resumo

Este trabalho almeja socializar um projeto de pesquisa que tem como objetivo estudar o Grupo de Estudos e Formação de Professores e Interdisciplinaridade – GEFOPI. Ao longo dos seus dez anos o grupo de estudo, iniciado em São Luís de Montes Belos, teve como intuito aos acadêmicos deste Câmpus favorecer o acesso à leitura e escrita de forma cientifica, para que os componentes aderidos a ele pudessem melhorar a escrita e oralidade. No início de 2015 o Grupo GEFOPI estendeu-se ao Câmpus Jussara, levando a oportunidade dos acadêmicos de também poderem conhecer as atribuições que a Universidade em sua excelência dispõe. Em 2017 se expandiu para Luziânia e Formosa. Sua metodologia é dinâmica, deixando livre para que seus componentes escolham sobre que autores gostariam de estudar para assim socializarem com os demais e proporcionarem uma discussão de grande porte. Conduzindo assim os acadêmicos aos eventos para que socializem e introduzam em seus currículos à participação em eventos regionais, estaduais, nacionais e internacionais. Iniciado apenas com acadêmicos de Pedagogia, hoje o GEFOPI conta com acadêmicos de vários cursos e Câmpus, como Matemática, História, Letras, História e outras, oportunizando a todos que queiram aderir aos estudos sobre formação docente. Trocando experiências e proporcionando a extensão universitária e a pesquisa científica, visando à práxis acadêmica.  O que é produzido pelo GEFOPI está disponível em Revistas Pedagógicas, guias, anais de eventos, slideshare, moviemaker, facebook e em livros impressos. Destarte, investigar sobre “Quais as perspectivas e os limites na formação de professores considerando as ações do GEFOPI?” se torna importante. A pesquisa está em fase de avaliação e por isso não apresenta resultados.

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo