REFLEXÕES E CONTEMPLAÇÕES CONCEITUAIS A RESPEITO DA DANÇA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS EDUCATIVAS E ASPECTOS DE PREVENÇÃO
Autores
Nildete Martins Resende Vilela
Evandro Salvador Alves de Oliveira
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar, por meio de pesquisas bibliográficas e descritivas, os benefícios que a dança proporciona na vida do ser humano, a curto, médio e longo prazo, considerando sua prática em contextos educativos como a escola, sobretudo com estudantes do ensino fundamental. Os estudos apontam altos índices de crianças, jovens e adultos que procuram diariamente as clínicas psicológicas e hospitais com problemas de déficit de aprendizagem e síndromes diversas, entre elas a depressão. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014), esta última é a principal doença dos jovens entre 10 e 19 anos. Trata-se de problemas relacionados à saúde, como a depressão, advindos, em boa parte, das desestruturas familiares, das relações e interações com a cultura midiática, dos modismos sociais e até mesmo pelo excesso de trabalho. Entende-se que as escolas, como palco mais apropriado para disseminar conhecimentos, podem e devem promover ações em prol do desenvolvimento pleno do ser humano. Assim, o uso da dança no ambiente escolar, com foco na conscientização, prática e extensão, deve reverter situações de muitas crianças e adolescentes que chegam todos os dias nas escolas, carentes de outros cuidados além do ler, escrever e calcular. Para sustentar as reflexões aqui propostas, apropriamo-nos de estudos de autores como, Le Boulch (1983), Luiz Ellmerich (1964), Zygmunt Bauman (2001), Émile Durkheim (1973), Márcia Strazzacappa (2001), Tavares (2005), bem como os Parâmetros curriculares Nacionais (PCNs), Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, Constituição Federal (1988), entre outros