ENTRE TIROS E LUTINHAS: BRINCADEIRAS DE CRIANÇAS NA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA
Autores
Cleonice Peres
Laila Cristina Pereira Furtado
Cristiane Oliveira Souza
Ramão Marques dos Santos Filho
Marcos Suel Duarte
Evandro Salvador Alves de Oliveira
Resumo
Na contemporaneidade as crianças tem construído brincadeiras a partir de elementos que a cultura midiática oferece de modo abrangente. Os jogos e culturas lúdicas que ocorrem na vida das crianças, inclusive em contextos educativos, cada vez mais trazem à tona questões do universo adulto e das referências simbólicas que a mídia apresenta. No bojo desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo compreender a produção de culturas lúdicas de crianças, desenvolvidas em uma Brinquedoteca Universitária, tomando como viés as brincadeiras que trazem a “lutinha” e os “tiros de revólver” como foco de análise. Para analisar os jogos, as brincadeiras de meninos e meninas, e suas vicissitudes, tomamos como base teórica os estudos de autores que se debruçam em estudar o universo infantil, bem como a cultura. Dentre eles, temos as contribuições de Benjamin (1984), Brougère (2002; 2010) e Huizinga (2012). Como grupo de pesquisa preocupado em conhecer o universo infantil a partir dos estudos culturais e da sociologia da infância, temos como estratégia metodológica a realização de observação participante, com caráter de intervenção, para compreender os fenômenos suscitados no contexto da investigação. Para tanto, os pressupostos da método qualitativo são tomados como alicerce na pesquisa com crianças. Com este estudo, é possível analisar que alguns modos de brincar e produzir culturas lúdicas, por crianças na Brinquedoteca, como as lutas e as reproduções de cenas com tiros, assaltos e jogos de polícia e ladrão, despertam preocupações e desconfortos nas professoras da Educação Infantil. Tais fenômenos as fazem intervir nas ações brincantes da criança, tomando-lhes das mãos os brinquedos que estão disponíveis, deixando de explorar, no âmbito da educação, assuntos importantes nos momentos em que brincam, compartilham ideias e constroem relações. A pesquisa contribui com a produção científica no campo da infância e da Educação Infantil.