O MÉTODO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO: SUA GÊNESE E CONSTRUÇÃO

Autores

  • Andréa Kochhan

Resumo

O presente artigo é reflexo de uma pesquisa de doutoramento em educação pela Universidade de Brasília, que discute a formação de professor pelo viés da extensão universitária. A pesquisa visa analisar as perspectivas e os limites da extensão universitária como possibilidade de atividade práxis crítico-emancipadora na formação de professores. Toda pesquisa ao se constituir como possibilidade de trabalho formativo deve recorrer a um método que lhe apresente os caminhos da jornada investigativa. O método materialismo histórico-dialético nos é caro, por entendermos que seja o mais coerente para as pesquisas na área de humanidades e educação. Destarte, a discussão sobre a possibilidade do método levando em consideração os primeiros questionamentos de Marx e sua construção, apesar de não ser essa intenção de Marx, configura um cenário de convencimento

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo