OTIMIZANDO ROTAS: O CÁLCULO POR TRÁS DAS NAVEGAÇÕES MODERNAS UTILIZANDO SISTEMAS DE NAVEGAÇÃO INERCIAL

Autores/as

  • Bianca Gabrielly Oliveira Silva Centro Universitário de Mineiros (UNIFIMES)
  • Yago Souza Silva
  • Adriana Vital Tavares
  • Ana Clara Silva Franco
  • Maria Eduarda Hoppen de Souza
  • Maxlei Vinicius Cândido de Freitas

Palabras clave:

GNSS, Cálculo Integral, Sistema de Navegação Inercial, Acelerômetros

Resumen

Os frequentes problemas no tráfego evidenciam a importância de sistemas que facilitem o transporte, independentemente do veículo utilizado. Atualmente, os sistemas GNSS (Global Navigation Satellite System), como o GPS, são amplamente utilizados para fornecer localização em tempo real. No entanto, esses sistemas enfrentam limitações em áreas de cobertura deficiente, onde não existe bom alcance do sinal enviado pelo satélite. Visando contornar essas limitações, este estudo propõe a utilização de um Sistema de Navegação Inercial (INS) integrado ao GNSS. O funcionamento desse sistema é fundamentado no cálculo de integrais, combinando dados de aceleração e velocidade ao longo do tempo para estimar continuamente a posição, que posteriormente é associado às coordenadas enviadas pelo GPS, através do Filtro de Kalman. Este estudo, com base em revisões bibliográficas, levantará e analisará informações de pesquisas anteriores para verificar a viabilidade desse sistema em cenários urbanos complexos, além de explicar seu funcionamento utilizando cálculos. As estimativas teóricas e análises de outros estudos sugerem que o INS, ao integrar dados de sensores, pode replicar trajetórias com precisão, mesmo em ambientes desafiadores, onde o sinal GNSS é insuficiente ou ausente.

Publicado

2024-12-05