MULHERES DO QUILOMBO DONA SELVINA: IDENTIDADE, TERRITÓRIO E RESISTÊNCIA NO CERRADO MARANHENSE

Autores

  • Gabrielly Barros da Costa Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT
  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida Universidade Federal do Norte do Tocantins image/svg+xml

Palavras-chave:

Mulheres Quilombolas, Identidade, Território, Resistência, Etnoconhecimento

Resumo

A pesquisa em andamento tem como foco compreender como as mulheres da Comunidade Quilombola Dona Selvina, localizada no município de São Domingos do Azeitão – MA, constroem sua identidade a partir da luta pelo reconhecimento e pela demarcação de seu território. Inserida no contexto dos povos tradicionais do Cerrado, a comunidade Dona Selvina é formada por cerca de 205 famílias que vivenciam tensões entre a preservação de seus modos de vida e as pressões externas resultantes da expansão do agronegócio e da ausência de políticas públicas efetivas.

Biografia do Autor

  • Gabrielly Barros da Costa, Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT

    Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Tem experiência na área de História, com ênfase em História. Ex-bolsista no PIBID - "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência", no projeto "História e fotografia" da "Universidade Federal do Norte do Tocantins" (2020-2022). Mestranda no programa de pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCult) pela UFNT. 

    Orcid iD https://orcid.org/0009-0003-0407-4971
  • Rejane Cleide Medeiros de Almeida, Universidade Federal do Norte do Tocantins

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Especialista em Educação e Agroecologia pela Universidade Estadual de Goiás (UEG), Graduada em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (PROEX) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) , Professora adjunta do curso de Educação do campo: Artes e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território (PPGCULT) e Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Tem experiências Interdisciplinares em Ensino, Pesquisa e Extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Povos e comunidades tradicionais, Etnicidade, Mulheres Camponesas, Indigenas, Ribeirinhas e Quilombolas, Movimentos Sociais do Campo, Nova Cartografia Social, Práticas agroecológicas, Educação do Campo, Educação escolar indigena, Educação Quilombola e Educação Popular com ênfase no Pensamento educacional Freireano.

    Orcid iD https://orcid.org/0000-0002-4054-0402

Arquivos adicionais

Publicado

09.10.2025

Edição

Seção

Biodiversidade e Etnoconhecimento no Cerrado