O BIOMA CERRADO COMO TEMÁTICA CATALIZADORA PARA A FORMAÇÃO CIDADÃ E SUSTENTÁVEL NOS ANOS INICIAIS

Autores/as

  • Ana Carolina de Sousa Silva Universidade Estadual do Maranhão image/svg+xml
  • Marcelo Bruno Araújo Queiroz

Palabras clave:

Educação para a Sustentabilidade, Formação cidadã, Bioma Cerrado, Práticas pedagógicas, Protagonismo Infantil

Resumen

Este resumo é fruto de uma pesquisa que discutiu a relevância da Educação para a Sustentabilidade, entendida na perspectiva crítica de Gadotti (2008) e Loureiro (2006) como promotora da formação cidadã e ambiental nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O estudo também dialoga com a pedagogia freireana (Freire, 1996), ao compreender a escola como espaço de reflexão crítica e de práticas transformadoras diante das problemáticas socioambientais.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Número

Sección

Temas transversais no Cerrado (Interdisciplinar)