TESTES DE OTIMIZAÇÃO DA GERMINAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE  MESOSPHAERUM SUAVEOLENS (L.) KUNTZE (LAMIACEAE)

Autores/as

  • Kellyane Gonçalves de Souza
  • Marcos Augusto Schliewe

Palabras clave:

Mesosphaerum suaveolens, Escarificação, Dormência, Germinação de núculas

Resumen

Mesosphaerum suaveolens (L.) Kuntze, conhecida popularmente como mata-pasto, é uma espécie ruderal e invasora amplamente distribuída nos trópicos, que apresenta notável potencial etnofarmacológico e agroecológico. Apesar de sua importância, o processo germinativo é limitado pela dormência física de suas núculas. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes métodos de escarificação na germinação in vitro de núculas de M. suaveolens, bem como descrever aspectos morfológicos, fenológicos e agroecológicos da espécie.

Biografía del autor/a

  • Kellyane Gonçalves de Souza

    Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Formosa. Foi membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Biológicas do Cerrado (NEPBio - Cerrado). Foi bolsista do Projeto de Extensão em Desenvolvimento e Oferta de Tecnologias para o Ensino de Biologia (PEDOTEB): Projeto voltado ao desenvolvimento e disseminação de tecnologias educacionais para ao ensino de Ciências e Biologia, mediante o uso do acervo didático disponível no laboratório de ensino de Biologia (LabEnBio) do IFG-Câmpus Formosa e da produção de novos materiais em oficinas teóricas-práticas envolvendo professores e alunos da região de Formosa que atuam com o ensino básico de Ciências e Biologia. Desenvolveu pesquisa como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), com o projeto " Poleiros Artificiais e Oferta de Sementes a Fauna como Técnicas para Recuperação de Área Degradada".Pós-graduanda em Tecnologia e Educação no Cerrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) - Câmpus Formosa. Professora temporária na rede municipal de ensino da cidade de Formosa - GO. Atua lecionando Ciências Naturais nos anos finais do Ensino Fundamental.

  • Marcos Augusto Schliewe

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2005), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2008) e em 2017 concluiu o Doutorado em Botânica pela Universidade de Brasilia (UNB). Foi docente de 2008-2011 na Escola Estadual Cruzeiro do Sul em Aparecida de Goiânia-Goiás. Desde 2012 é docente de ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) atuou no cargo de Coordenador do curso de Lic. em Ciências Biológicas do campus IFG-Formosa de (10/2017-10/2018). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal aliada a taxonomia vegetal. atua também em temas ligados a licenciatura: educação inclusiva, metodologias e ensino de biologia.

Archivos adicionales

Publicado

2025-10-09

Número

Sección

Agroecologia e Extrativismo Sustentável no Cerrado