AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DIDÁTICO PARA O ESTUDANTE COM AUTISMO
DOI:
https://doi.org/10.35685/a036v248Palabras clave:
Autismo, Projeto didático, Inclusão escolarResumen
Este trabalho discute acerca da aplicação do projeto didático em uma sala de aula na perspectiva da inclusão escolar tendo o olhar voltado para os estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), entendendo que são necessárias ações que potencializem a aprendizagem e contribuam para uma educação mais tranquila e efetiva da pessoa com autismo. O objetivo geral foi destacar as principais contribuições do projeto didático para o estudante com autismo. A metodologia utilizada foi dentro de uma abordagem qualitativa, tendo como instrumento metodológico a entrevista direcionada a uma professora do 3º ano do ensino fundamental e a observação não-participante da aplicação de um projeto de ciências da natureza com a temática sobre alimentação. Foi observado que os estudantes com autismo se envolveram nas discussões com mais desenvoltura, participaram dos trabalhos em grupo, estimulando assim, a comunicação e a interação. Conclui-se então, que o projeto didático é uma boa estratégia de trabalho pedagógico para o desenvolvimento dos estudantes e em particular, da pessoa com autismo que precisa sentir-se acolhida e envolta em atividades que proporcione o desenvolvimento dela.
