EDUCAÇÃO INFANTIL, MÚSICA E TRANDISCIPLINARIDADE – TESSITURAS PERTINENTES NA CONTEMPORANEIDADE
Resumo
Este texto constitui-se em um recorte metodológico que enfoca a música como instrumento didático que pode possibilitar uma ação transdisciplinar. Parte da seguinte problemática: Como a música pode ser um instrumento didático-pedagógico na prática docente na Educação Infantil, pelo viés transdisciplinar? Constitui-se um estudo bibliográfico e qualitativo, tendo como objetivo geral analisar e discutir a música enquanto elemento integrador, criativo e didático na práxis da Educação Infantil. Como referencial de aporte apresentou-se eixos temáticos baseados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil (RCNEI). Sobre os conceitos de transdisciplinaridade e complexidade, fundamentamo-nos em Morin (2000), Nicolescu (1999), com apontamentos de Moraes (2015), João Henrique Suanno (2013) e Marilza Suanno (2013 - 2014). Sobre Educação Infantil e musicalidade, embasamo-nos em Bréscia (2011) com apontamentos em Brito (2003). Destarte, este trabalho vislumbra e defende a utilização da música como elemento didático-pedagógico enquanto promotor da ação transdisciplinar e criativa, concluindo que a música pode ser um caminho no processo de aprendizagem, enquanto instrumento midiático tornando a prática docente em ação transdisciplinar.
Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Transdisciplinaridade.