O DESENHO ANIMADO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PERSPECTIVA CTS
DOI:
https://doi.org/10.35685/revintera.v5i1.2368Palavras-chave:
Estratégias de Ensino, CTS, Uso de Desenho AnimadoResumo
Por décadas a evolução científica e tecnológica têm impactado diretamente na sociedade moderna, entretanto a população que faz uso dos produtos oriundos desta evolução pouco se questiona a respeito dos impactos negativos causados no meio em que vivem. É sabido que o avanço da ciência e da tecnologia tem causado grandes impactos ambientais, dessa forma, faz-se necessária a inserção da tendência Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) na práxis dos professores de Ciências. Em virtude disso, este estudo tem como objetivo central investigar a utilização do Desenho como recurso e estratégia didática nas aulas de Ciências no ensino fundamental com base nas perspectivas da tendência educacional CTS. Para isso, utilizou-se como ferramenta de coleta de dados, as observações e um questionário aplicado após a realização de duas dinâmicas em sala de aula, em que foi aplicado o Desenho Animado como estratégia didática. Evidenciou-se que a incorporação do método do Desenho no contexto das aulas de Ciências foi prontamente aceita pelos discentes, à medida que a execução das práticas pedagógicas no ambiente de sala de aula revelou um incremento significativo no engajamento e interesse por parte dos estudantes em participar das atividades, ao mesmo tempo em que demonstraram um nível satisfatório de compreensão dos conceitos científicos abordados. Pode-se concluir que a presente abordagem pedagógica se revelou relevante por seu êxito na consecução dos objetivos preestabelecidos mediante a implementação da tendência CTS nas aulas de Ciências, além de se mostrar atrativa aos discentes ao longo do processo de ensino-aprendizagem.