CASO LG: PSICODIAGNÓSTICO NOS COMPORTAMENTOS DE TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO, UMA TENDÊNCIA ANTI SOCIAL
Resumo
O estudo busca correlacionar a teoria psicanalítica com os dados emitidos no psicodiagnóstico em um atendimento. O psicodiagnóstico infantil proporciona identificar de diferentes possibilidades do desenvolvimento humano, hipóteses diagnóstica na compreensão do desenvolvimento da personalidade. Neste estudo de caso se apresenta um caso atendido na modalidade infantil, utilizando a teoria de base psicanalítica e psicodiagnóstico com: entrevista aos pais, teste projetivo HTP, ludodiagnóstico e conto de estória. O caso tem como sujeito LG, um menino de quatro anos, que foi encaminhado para atendimento por sua escola, com queixa de comportamentos atípicos relacionados a sua dificuldade de socialização e convívio social, como agressividade, impulsividade, agitação, dificuldade em lidar com limites, descontrole emocional e falta de concentração na realização das atividades propostas, buscando oportunidades que o favoreçam o uso de chantagens para realização de algo. Tais comportamentos apontaram para indícios de uma psicopatologia e, diante disso, procedeu-se um psicodiagnóstico do caso, para posteriores hipóteses. Os resultados do psicodiagnóstico infantil evidenciaram diferenças significativas de LG em relação ao comportamento das outras crianças da mesma faixa etária, indicando condição de transtorno desafiador; porém, as características levantadas na análise permeiam discussões além da psicopatologia, no sentido da indicação e do trabalho psicoterapêutico para sua reinserção social e estimulação, contando com a participação dos genitores. A pesquisa bibliográfica privilegiou o referencial teórico psicanalítico, mais precisamente, as elaborações de Sigmund Freud, Jacques Lacan, Melaine Klein e Winnicott e dos psicanalistas do Campo Freudiano, Por outro lado, foi feita uma leitura da bibliografia referente ao comportamento anti social ênfase nas indicações pertinentes à relação com a mãe e posteriormente com o pai. Possibilitou também demonstrar que o principal efeito para criança atendida na clínica escola.