DESENHO INFANTIL: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA
Autores
Mília Ryan dos Reis Costa
Irondina de Fátima Silva
Resumo
O objetivo deste trabalho foi verificar a contribuição do desenho no desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil. O desenho é a primeira manifestação gráfica do ser humano e através dele, podem ser expressos sentimentos, frustações e diferentes situações vivenciadas. E também expressa sua importância na forma como os historiadores os buscam, a fim de descobrirem informações úteis para entendimento de acontecimentos tanto histórico, quanto culturais da humanidade. São abordadas neste estudo, as diferentes fases do desenho, iniciando com as garatujas, chegando até a construção de desenhos com formas definidas, que expressam situações ou sentimento inconsciente. Verifica-se também o papel do professor no processo de construção dos desenhos no sentido de que, os mesmos contribuam para o desenvolvimento integral da criança. Sabe-se que o desenho é a forma de expressão e criação do ser humano, a sua formação inicial é fundamental para tornar o aluno um ser criativo e autônomo. Percebe-se que, os professores não têm muita clareza sobre como trabalhar o desenho na fase inicial no sentido de que, ele contribua com a formação integral da criança. Neste sentido a pesquisa visa contribuir com as reflexões sobre o tema, no intuito de despertar nos professores, mudanças de condutas em relação ao desenho na sala de aula, tornando o mesmo um grande aliado na formação integral da criança. O estudo tem como metodologia um referencial bibliográfico.