A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO ALUNO
Autores
Valcenir Silva Oliveira Martins
Irondina de Fátima Silva
Resumo
A pesquisa tem como objetivo central: Promover um estudo no sentido de perceber a influência que o planejamento e a avaliação exercem na aprendizagem significativa do aluno na primeira fase do Ensino Fundamental. A metodologia adotada nesta pesquisa se refere a um estudo de cunho bibliográfico, embasado em estudos e pesquisas realizadas e publicadas. O referencial teórico básico será Luckesi (2003). Para o autor, a atual avaliação escolar tem como função a classificação e não o diagnóstico. O julgamento de valor possibilita uma nova tomada de decisão sobre o objeto avaliado. No caso da classificação, o ser avaliado, o aluno, é um ser dinâmico, histórico, não sendo possível enquadrá-lo num padrão estático definitivamente determinado. No seu entendimento, a avaliação escolar deve estar a serviço de uma pedagogia humanizadora que seja capaz de ultrapassar o autoritarismo e ir em direção da construção do conhecimento de forma democrática. Este é um estudo de suma importância, considerando o contexto em que a avaliação ainda continua sendo praticada nas nossas escolas. As pesquisas suscitam reflexões e dados novos sobre a temática, que continua sendo um dos entraves no processo e ensino aprendizagem