A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA UNIFIMES: UM ESTUDO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Eleno Marques de Araújo
  • Ramon Junior Santos Costa

Resumo

Na antiguidade o sistema educacional era seletivo, ou seja, a educação formal não era destinada à todos, tratava-se de uma educação para os nobres. Na história da educação brasileira não foi diferente, também existia uma educação elitista em que os filhos de pobres e escravos não tinham acesso ao conhecimento científico, sendo que apenas com o surgimento da primeira Constituição Brasileira (1824), movimentos organizados como: O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932) e a Implementação da LDB (1961), instaurou-se no Brasil a ideia de uma educação para todos. Dentro do contexto de educação, iremos trabalhar com uma pauta de suma importância quando o assunto é a formação de professores. Neste sentido, o presente trabalho trata-se de um recorte do projeto de pesquisa “A formação de Professores em Pedagogia na Unifimes: modelos e Práticas”. Tem como objetivo a análise do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia da Instituições de Ensino Superior: UNIFIMES - Centro Universitário de Mineiros. Intenciona-se identificar o profissional que esta IES fornece ao mercado. Para tanto, são usados como suporte para este trabalho, os seguintes referenciais: Freire (2011), Demo (2006), Garcia (2009), Neto e Fernandes (2012), Demo (2006), Martins e Soares (2015).

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Publicado

2018-03-02

Edição

Seção

Eixo III - Ciências Humanas e Sociais - Artigo