TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISTA E DESEMPENHO MOTOR COORDENATIVO
Palavras-chave:
Coordenação Motora, Desenvolvimento motor, Transtorno do Espectro Autista, TEA, EscolaresResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio no desenvolvimento neurológico, com deficiências persistentes nas áreas de comunicação e com padrões de comportamentos restritos, repetitivos e estereotipados. As características do transtorno manifestam-se nos anos iniciais de vida da criança e pode apresentar nível de intensidade entre leve a intensos. Suas características podem ser sociais, pouco contato visual, indiferença afetiva e inadequada, alta percepção e no aspecto motor padrões insatisfatório nas habilidades motoras. Dessa forma, o presente estudo pretende analisar o perfil de competência motora de escolares com TEA a partir do protocolo padrão do teste KTK. Trata-se de um estudo descritivo quantitativo transversal que visa classificar o padrão motor, denominado de quociente motor. A coleta de dados será realizada com escolares diagnosticados com TEA da rede municipal de ensino da cidade de Mineiros/GO. Espera-se com esses dados subsidiar informações para a tomada de decisão da equipe multidisciplinar que atua na atenção à saúde e na educação das crianças com TEA, sobretudo para os profissionais de Educação Física, para que possam desenvolver um planejamento de ensino voltado aos déficits motores apresentados por essa população.